segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


Memória Viva com Burra Cega

Rui Medeiros, Tarcísio Gurgel, Francisco de Assis Medeiros e Roberto Fontes

Um passeio pela cidade de Caicó do século passado, seus líderes políticos, seu cotidiano, as lutas estudantis, a família, a campanha de 1968 os livros e o hábito de escrever regularmente.
Estes e outros assuntos foram tratados no programa Memória Viva da TV Universitária, gravado na última quarta-feira, dia 7 com o ex-prefeito de Caicó Francisco de Assis Medeiros, o Burra Cega, colaborador do Bar de Ferreirinha.
O programa é apresentado pelo professor Tarcísio Gurgel, e teve a participação dos jornalistas caicoenses Rui Medeiros e Roberto Fontes, editor do Bar de Ferreirinha.
Durante aproximadamente uma hora, Dr. Chiquinho falou da sua infância, juventude e a militância política, dos seus encontros com líderes políticos como o ex-presidente Café Filho e Carlos Lacerda, e a campanha eleitoral que dividiu Caicó ao meio de 1968 na disputa pela Prefeitura, quando ele venceu o ex-prefeito Manoel Torres de Araújo por apenas 76 votos e, aos 32 anos, foi eleito prefeito da terceira maior cidade do Rio Grande do Norte na época.
Medeiros contou que o apelido Burra Cega surgiu durante a campanha, fato que lhe abriu todas as portas, especialmente dos eleitores das camadas mais carentes da população na época.
O encontro com Café Filho ocorreu em Caicó, Medeiros ainda menino, na década de 1940.
O primeiro e único norte-rio-grandense a ocupar a Presidência da República chegava a Caicó e a ele se dirigiu para saber onde ficava a casa de um correligionário.
Conta Dr. Chiquinho: "Depois que eu lhe passei a informação, Café Filho me deu com uma gorjeta em agradecimento".
O programa será exibido no dia 19 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário