Já faz tempo que o vinho tinto é considerado uma bebida saudável, mas os amantes da cerveja e outros drinks já podem comemorar: todas as bebidas alcoólicas têm seus benefícios.
Bebidas fortes?
Beber quantidades moderadas de qualquer tipo de álcool – seja cerveja, vinho, ou bebidas mais pesadas – aumenta os níveis de colesterol HDL, diz Lisa Young, professora de nutrição na Universidade de Nova York. "Isso é um grande benefício para as pessoas que têm problemas de colesterol porque é difícil elevar o colesterol bom", ela diz.
O lado ruim? Beber qualquer tipo de álcool também aumenta o risco de certos tipos de câncer, como o de mama e fígado. Um estudo demonstrou que mulheres que bebem em média uma ou duas doses por dia têm um aumento de 10% no risco de câncer de mama, e de até 30% para as que bebem três doses à noite. O consumo excessivo de álcool também está associado ao risco de outros problemas, como infarto e outras doenças cardíacas, cirrose e derrame.
Durante a gravidez, a ingestão de bebida alcoólica pode causar aborto ou síndrome do alcoolismo fetal, o que prejudica o crescimento e o desenvolvimento do sistema nervoso.
Comparação de calorias
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma dose de 40ml de destilados (gim, rum, vodca, uísque) contém aproximadamente 96 calorias. A contagem de calorias varia de acordo com o tipo de bebida, variando desde 280 calorias para um gim e tônica até 800 calorias para alguns drinks gelados e cremosos. Opte por coquetéis preparados com bebidas sem calorias, como Diet Coke e outros refrigerantes light (H2OH!), que não contribuem tanto para o ganho de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário