"Quiz" musical supera a marca de 1 milhão de jogadores mensais no Facebook . Tão antigo quanto os programas de auditório, jogos de perguntas e respostas fazem a cabeça das pessoas. Não importa a idade, nível educacional ou área de atuação. Todo mundo quer testar seus conhecimentos e desafiar outros para ver quem é o melhor. Esse tipo de diversão conseguiu até tirar a fama de carrancudo do apresentador José Luiz Datena, por causa do seu programa Quem Fica Em Pé. Além dele, um aplicativo da rede social Facebook, o Song Pop, vem fazendo a cabeça dos internautas, principalmente (óbvio) dos aficionados por música.
Disponível também para tablets e smartphones e apostando numa mistura do clássico "Qual é a música?", desafio e duelos com amigos, o Song Pop é um jogo gratuito em formato de quiz musical, no qual você desafia um amigo para descobrir qual é o nome da música e de um artista. Com gêneros e intérpretes variados, o aplicativo permite também que o jogador compre moedas virtuais para poder trocá-las por mais estilos e canções, aumentando assim a discografia do game.
O sucesso do aplicativo foi imediato. Em apenas dois meses, ele já foi baixado por mais de 100.000 usuários de smartphones e tablets do sistema Android e iOS da Apple, além de contar com a incrível marca de 1.3 milhões de jogadores mensais via Facebook, plataforma em que faz mais sucesso.
No Facebook, o Song Pop derrubou um enorme tabu. Se antes o que mais se via na rede social eram campanhas do tipo "não quero ser convidado para a sua fazendinha ou cidadezinha", agora é comum ver em sua timeline que algum amigo "te desafiou no song pop". Esse é o caso do jornalista musical Eduardo Martinez. Adepto do jogo há poucas semanas, ele conheceu o aplicativo pelas redes sociais e depois de ver vários amigos comentando, agora, joga cerca de 30 a 40 minutos por dia.
"O que mais me atraiu, e acho que é o principal atrativo aos amantes da música, é o desafio de testar os conhecimentos. Claro que existe um pouco de vaidade nisso tudo, aquele lance de auto-afirmação, mas de toda forma, é divertido. Nunca me interessei por esses aplicativos, inclusive tenho uma enorme bronca daquelas pessoas que mandam mil solicitações de "CityVille" por dia", explica. Martinez afirma que nunca gastou dinheiro com o Song Pop e nem pretende. "Acho que se isso acontecer é um sinal de que é hora de parar", alerta.
Seu colega de profissão, Leandro Saueia, segue praticamente a mesma onda. Ele, que nunca foi adepto a jogos virtuais, há duas semanas dedica pelo menos duas horas por dia testando seu conhecimento musical. "Só joguei esse por gostar de música e de quiz e também porque vi que uma galera legal estava jogando", comenta. Para ele a dinâmica do jogo é interessante. "No começo você quer ver o quanto é bom, mas depois quer disputar com os amigos, finalmente começa a querer juntar fichas para ter mais gêneros musicais", acredita.
Nem todo mundo acha errado gastar uns trocados no Song Pop. O advogado Américo Andrade Pinho já gastou cerca de 10 dólares no aplicativo. "Para comprar créditos e adquirir outros ritmos, justamente para diversificar o jogo", justifica Pinho que é o novato dos três com apenas uma semana e meia de adesão ao game.
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